quarta-feira, 11 de junho de 2008

Até quando ?

Estamos observando que os órgãos de comunicação estão abrindo espaço para mostrar para o público em geral o problema da falência de órgãos. A TV Record no “Domingo Espetacular”apresentou nesta semana, uma matéria sobre a carambola. Uma cidade do interior paulista criou uma lei, proibindo a comercialização da carambola. Em muitos locais foram dispostos cartazes alertando o perigo desta fruta para aqueles que de certa forma tem problema renal. Na mesma semana a Rede Globo colocou no ar um documentário mostrando o transplante de coração. Em contrapartida o SUS esta mostrando a conta da quantidade de dinheiro que gasta com hemodiálise em todo o Brasil. Quando falamos em epidemia, pensamos nos países em volta do nosso, que o doente renal tem que pagar para conseguir ter o tratamento. Enquanto isso, por causa de leis, feita por quem não tem a doença, perde-se órgãos, perdem-se os transplantes e a fila dos transplantes cada dia fica maior.

Presisamos de novas leis, já!!!!!

Outro dia, ao falarmos com determinada pessoa, quando citamos o transplante de rim, ela nos relatou o seguinte fato:
“Foi ao hospital ver um parente que estava internado; foi comunicado à família que o paciente estava com morte encefálica. O médico explicou que neste caso, não haveria retorno á vida. O doente já não estava mais neste mundo. Então ele passou a orientar sobre a doação de órgãos e o sentido humanitário de usar o que é necessário para salvar outras vidas. As pessoas ali presente, de pronto concordaram em doar os órgãos, menos um deles, que entendeu que não deveria sob nenhuma hipótese haver doação”. E o corpo foi enterrado com a perda total dos órgãos.
Hoje, no meu entender está havendo epidemia de perda de rins, por motivos diversos, e se não acordamos agora, em um futuro próximo, o Estado poderá perder o controle da situação. Precisamos modificar as leis já !!!!
Powered By Blogger