domingo, 15 de junho de 2008

Olha aí

Outro dia comentei que o SUS estava de olho no valor que esta gastando com os renais crônicos. Cerca de 1,5 bilhões por ano. Dizem que não demora o poder público achar que não deve arcar com este tratamento. E ninguém esta se preocupando em mudar as leis que permitam tornar o transplante mais coerente com a realidade. Repito a tese que aqueles que falecem nos hospitais por motivo de acidentes, arma de fogo, por exemplo, devem doar seus órgãos independente da vontade de terceiros. Esta semana na clinica onde faço hemodiálise, começou a ter problemas por não receber o medicamento Emax (Eritropoetina humana) repassado pela Secretaria de Saúde. É um medicamento de alto custo. OOOOpaaa....!!!!

De olho no seu Rim

O número de pessoas que sofrem de doenças renais é muito grande. Algumas sofrem de doenças que não são graves. Outras apresentam doenças como a diabetes e pressão alta que, se não tratadas de maneira correta, podem levar à falência total do funcionamento renal. E, finalmente, existem pessoas que quando sentem alguma coisa, já têm os rins totalmente paralisados. Veja estes sintomas:
Pressão Alta -Diabetes -Dificuldade de urinar -Queimação ou dor quando urina -Urinar muitas vezes, principalmente à noite -Urina com muita espuma -Inchaço ao redor dos olhos e nas pernas -História de pedras nos rins. Se Você tem dúvidas vá ate uma UBS, e consulte o clinico geral. Atente para que ele ao pedir um exame de sangue, inclua a taxa de creatina e uréia, porque os clínicos nas UBS não costumam incluir este exame nos pedidos de exame. Há toxinas que se acumulam no sangue e que podem ser usadas para avaliar a gravidade do problema. As principais substâncias mais comumente usadas para este propósito se chamam uréia e creatinina. A enfermidade dos rins se associa freqüentemente com níveis elevados de uréia e de creatinina. Pense também que é uma eternidade para marcar uma consulta com o clinico, e outra eternidade para que seja possível o seu retorno para o resultado. Pode acontecer que o clinico no resultado, já é outro.....! E começa tudo de novo....!!!

Precisamos de novas Leis

As Secretarias de Saúde estão sendo alertadas para um aumento no número de casos de uma doença silenciosa: a insuficiência renal. São quase dois milhões de pessoas afetadas no Brasil. No Brasil, todos os anos 25 mil pessoas começam o tratamento de hemodiálise. Já são mais de 70 mil renais crônicos no país fazendo hemodiálise. Os especialistas já consideram a doença uma epidemia silenciosa. Conforme o “Bom Dia Brasil“ da TV Globo, que diz “Noventa e cinco por cento desse tratamento é subsidiado pelo SUS [Sistema Único de Saúde] e vai chegar num determinado momento em que o poder público não vai mais conseguir arcar com esse tratamento, porque o número tem subido assustadoramente”, afirmou a nefrologista Maria Aparecida Arroyo. Por ano, o sistema público de saúde gasta R$ 1,4 bilhão com o tratamento dos renais crônicos. (Jornal “Bom Dia Brasil”)
Powered By Blogger