sexta-feira, 11 de abril de 2008

Editorial

O que é ser um doente Renal Crônico?
Quando a pessoa é informada que o seu rim perdeu suas funções, e a partir deste momento passa a ser conhecido como um doente renal crônico, tem uma brusca mudança no seu viver, e passa a conviver com limitações, como o tratamento doloroso que é a hemodiálise, as dietas, restrições em sua alimentação, e o pior, vê o seu futuro com a sombra da morte.
A possibilidade de submeter-se ao transplante renal, passa a ser uma esperança e uma expectativa de melhorar a sua qualidade de vida. Com o passar dos anos, sem conseguir a cirurgia esta esperança passa a ser um sonho muito distante, quase impossível.
Conseqüentemente os pacientes renais crônicos acabam se tornando desanimados,desesperados e, muitas vezes, por estas razões ou por falta de orientação, acabam abandonando o tratamento ou não dando importância aos cuidados constantes que deveriam ter. É nesta fase que o paciente renal se torna nervoso, dizem que ele fica um“chato”, sempre reclamando, criando problemas na clínica.
No meu entender este momento e crucial para o paciente renal, e para que estas pessoas assumam os cuidados e controle do esquema terapêutico, é necessário identificar as suas necessidades, auxiliá-los a se sentirem responsáveis e capazes de cuidarem de si mesmos. Neste caso o enfermeiro é um dos elementos que atuam de modo mais constante e mais próximo dos pacientes. É este profissional, que através da sua presença , necessita junto aos pacientes, ajudá-los a viver nessa realidade, e não somente ao liga-lo na máquina de diálise .

Nenhum comentário:

Powered By Blogger